Projetos de Pesquisa

2015 – Atual
Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Descrição: A face mais marcante da desigualdade entre gêneros se reflete na experiência cotidiana da violência interpessoal doméstica. Com o intuito de diminuir a desigualdade entre gêneros, e também a violência doméstica, políticas públicas foram elaboradas e colocadas em prática junto à sociedade brasileira. Desta forma, há uma necessidade urgente de se compreender cientificamente as relações entre a questão da violência doméstica e as políticas relacionadas às melhorias sociais implementadas nos últimos anos no país (como Bolsa Família, programas de microcrédito, diminuição da pobreza e desigualdade de renda e a Lei Maria da Penha). O principal objetivo deste projeto é o de desenvolver uma base de dados longitudinal e retrospectiva sobre violência doméstica, e entender a dinâmica da violência doméstica e seu relacionamento com o processo de desenvolvimento econômico-social, em especial os impactos dos programas públicos e/ou novos marcos legais (Bolsa Família, Lei Maria da Penha e Política de Microcrédito). Vale salientar que poucos estudos longitudinais de larga escala estão disponíveis para países em desenvolvimento, desconhecendo-se estudos longitudinais que incluam a temática da violência doméstica. Com isso, serão aplicados 11 mil questionários nas nove capitais nordestinas. O instrumento de coleta discutirá as seguintes temáticas: Condições Socioeconômicas; Poder de Barganha; Experiências de Vitimização; Expectativa de Vitimização, Avaliação Contingente e Risco; Caracterização da Comunidade; Informações Gerais.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: José Raimundo de Araújo Carvalho Júnior – Coordenador.
Financiador(es): Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – Cooperação.


 

2013 – Atual

Avaliação Econométrica Quase-Experimental de Táticas Policiais: O Caso das Operações de Blitzes em Fortaleza, Brasil

Descrição: Operações de blitzes são caracterizadas por uma presença policial maior, concentrada em geral em uma área geográfica bem definida. Possuem como caráter marcante o fato de tentarem surpreender o criminoso em potencial, ou seja, blitzes são e devem ser aleatórias, no tempo e no espaço! Vale salientar que Eeckhout, Persico e Todd (2010) justificam o uso de ?crackdowns? (períodos de alta intensidade de policiamento) como uma resposta racional e ótima por parte da policía e dos cidadãos. Esta perspectiva econômica se distancia da explicação criminológica que insiste em justificar o uso de blitzes como uma estratégia que produz uma supervaloração, por parte do criminoso, da probabilidade de apreensão. Ou seja, criminologistas se baseiam em expectativas criminais que sistematicamente vão contra a noção económica de racionalidade. O estudo explora o caráter não antecipativo (por parte do criminoso em potencial) da alocação de blitzes policiais em relação à hora e o local para estimar o impacto desse tipo de experimento natural na criminalidade. O nosso estudo tentará avaliar econometricamente o impacto de ?blitzes? policiais na distribuição dos crimes na cidade de Fortaleza (Brasil), considerando a estrutura probabilística espacial e temporal do fenômeno, i.e., a aplicação do tratamento e os efeitos de spillover de tratamento entre unidades geograficamente vizinhas. Como existem diferentes tipos de operação de blitzes, analisaremos a combinação ?Type versus Place versus Timing? que resulta em alocações mais eficientes das blitzes.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 

Integrantes: José Raimundo de Araújo Carvalho Júnior – Coordenador / Victor Hugo Oliveira – Integrante / Hellano Vieira de Almeida – Integrante / Maarten Lindeboom – Integrante / Bas van der Klaauw – Integrante / Sara Parente Ferreira Soares – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.</p


2012 – Atual

Dynamic Structural Models: Identification and Estimation

>Descrição: O Prof. Carvalho será o líder de dois sub-projetos: (1) College or school choice: matching mechanisms e (2) College entry and undergraduate studies. O primeiro subprojeto buscará entender os impactos exercidos pelos mecanismos de seleção em universidades brasileiras, Vestibular e SISU, tanto na estabilidade da relação aluno-curso quanto na promoção de escolhas de cursos que reflitam melhor as prioridades dos alunos. O segundo subprojeto tentará compreender o papel que fatores anteriores à entrada na universidade exercem na dinâmica acadêmica desenvolvida ao longo do curso; com ênfase nas redes de relações desenvolvidas durante o ensino médio, bem como o próprio processo seletivo. Utilizando técnicas de estimação de modelos estruturais dinâmicos, os subprojetos contribuirão para uma melhor compreensão dos impactos dos processos seletivos utilizadas como acesso universitário no Brasil em termos de promoção de critérios meritocráticos e eficientes de escolha de alunos e acumulação de capital humano. As atividades de pesquisa terão duração de 5 (cinco) anos, com previsão de intercâmbio de pesquisadores, inclusive estudantes de pós-graduação, coleta de dados de survey, missões científicas (brasileiras e francesas) e consolidação de parcerias científicas internacionais. A participação de um professor da UFC em um grupo de nível mundial demonstra o crescimento da qualidade das pesquisas realizadas no âmbito da nossa universidade por seus professores/pesquisadores.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: José Raimundo de Araújo Carvalho Júnior – Integrante / Thierry Magnac – Coordenador.


2010 – 2012

A Economia do Comportamento Adúltero e a Epidemia de AIDS no Brasil

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: José Raimundo de Araújo Carvalho Júnior – Coordenador.


 

2008 – 2012

Desenvolvimento de Infraestrutura de Analise Estatistica e Criminal na SSPDS/CE

Descrição: O principal objetivo do projeto é desenvolver uma estrutura de análise estatística e criminal na SSPDS/CE, baseada na constituição de um laboratório de pesquisa em estatística e analise criminal. Tal laboratório consistirá de um conjunto de equipamentos computacionais, programas computacionais nas áreas de estatística, georeferenciamento, otimização e econométricos e estrutura para condução de pesquisas de survey. Uma equipe de estatísticos será contrata e haverá um treinamento em métodos de análise criminal georeferenciada. Este laboratório dará suporte para a constituição de uma nova célula de estatística junto á SSPDS/CE.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: José Raimundo de Araújo Carvalho Júnior – Coordenador.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.


2008 – 2012

Montagem de uma Base de dados Longitudinal de Vitimização do Ceará: Aspectos Socioeconomicos e Espaciais.

Descrição: Uma pesquisa de vitimização tem por objetivo a aquisição de informações detalhadas sobre a freqüência e a natureza de diversos crimes, tais como, roubo, furto, homicídio, estupro etc., tendo sido comunicados a policia ou não. A pesquisa deverá apurar informações sobre as vítimas, o perfil dos agressores, o relacionamento existente entre a vítima e o agressor, as circunstâncias nas quais os crimes ocorreram: hora do dia, local de ocorrência, uso ou não de violência contra o agredido, entre outros; e a percepção da população acerca do trabalho das polícias. A grande inovação empregada na pesquisa atual é o fato de dar-se ênfase aos aspectos comportamentais, geográficos e de medição de expectativas em relação a eventos futuros referentes à vitimização. Outro fato importante é termos exigido representatividade estatística por bairro, o que abrirá espaço para composição com outras bases de dados socioeconômicos pré-existentes.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: José Raimundo de Araújo Carvalho Júnior – Coordenador.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.


2008 – Atual

A Seleção de Entrada em Universidades Brasileiras: Uma Abordagem Através de Torneios

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: José Raimundo de Araújo Carvalho Júnior – Coordenador / Thierry Magnac – Integrante.
Financiador(es): Centre National de la Recherche Scientifique – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.


2006 – 2008

Estimativa Estrutural de um Modelo de Busca com Crescimento Salarial para o Mercado de Trabalho Brasileiro com Dados da PPV

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: José Raimundo de Araújo Carvalho Júnior – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.